Dupla Comunicação

Acervo / Dupla Comunicação

Fenearte - Comunicação e relacionamento da Maior Feira de Artesanato da América Latina

Assessoria de comunicação

Gestão de Redes Sociais

Ampliando a Visibilidade Nacional da Fenearte e fortalecendo o artesanato brasileiro

De maio a julho de 2024, a Dupla trabalhou estrategicamente em seu PR para alavancar ainda mais o sucesso da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. Realizada na cidade de Olinda, a edição recebeu, em média, público de 300 mil pessoas durante 12 dias de atividades. São mais de cinco mil expositores, artesãos e empreendedores do Brasil e de aproximadamente outros 30 países que levam suas produções, memórias e criatividade para exposição e comercialização.

Apesar da robustez e consolidação estadual, que vem ancorada em 24 anos de realização, a Fenearte tem o desafio de alcançar o Brasil. Sua capilaridade atual vem da presença dos estados na Feira, mas ainda precisa massificar sua importância para o público, formado por artesãos, arquitetos, decoradores e o público em geral. Esse movimento pode representar o fortalecimento da cadeia criativa nacional, potencializar a rentabilidade dos artesãos, público primeiro da Fenearte, e, com isso, também impulsionar o setor como um todo.

Para que isso aconteça, precisamos realizar um estudo de comportamento, de perfil, de necessidades e novidades que a Feira traz a cada ano para que as estratégias pensadas e executadas sejam acertadas, avancem e se consolidem como caminho de comunicação. Precisávamos estar na imprensa tradicional, claro,  mas devíamos ir além e atingir novos espaços, como as redes sociais, adotando diferentes tons de vozes com o mesmo discurso.

Diante disso, pelo segundo ano, a Dupla apresentou estratégias de alcance nacional para que a Feira seja pauta em outros mercados. Uma delas é o convite de veículos de comunicação relevantes. Foi por meio dessa solução que jornalistas e influenciadores de oito canais foram convidados para conhecer a Fenearte e suas vertentes.

A Dupla realizou o convite, roteirizou a ação, definiu porta-vozes e mensagens institucionais para as conversas e, acima de tudo, buscou proporcionar a eles e elas a experiência de viver a Fenearte. Essa imersão aconteceu dentro do Pernambuco Centro de Convenções, onde é realizada, e também fora, nos equipamentos culturais e gastronômicos que tinham relação e afinidade com a feira. Durante a presença em Pernambuco, eles estiveram sob os cuidados da Dupla, desde o recebimento no aeroporto até o embarque de retorno, passando por acompanhamento dos trajetos, liberações de acesso, disponibilidade de conteúdo informativo e imagem e articulação e suporte em necessidades.

Esse movimento permitiu inserções significativas em espaços editoriais dos cadernos impressos dos jornais O Povo e Correio, em edições online do Casa e Jardim e Vogue, além das ativações nas redes sociais dos influenciadores. Mais que isso, torna multiplicadores os convidados, facilitando acesso a pautas futuras e ampliação da receptividade.